Como uma avaliação de imóvel rural deve ser feita?

Reading time:

Para elaborar uma avaliação rural o perito avaliador especializado em imóveis rurais tem de proceder a uma vistoria, descrevendo a caracterização do imóvel.

Nesta avaliação são também descritas as caracterizações de ativos e passivos ambientais que possam existir na propriedade e que devem, obrigatoriamente, fazerem parte do objeto de avaliação. Estes podem ser avaliados separadamente, de acordo com os critérios da ABNT NBR 14653-6. Toda avaliação deve ser precedida de uma vistoria que é caracterizada por uma minuciosa verificação das condições do objeto da avaliação.

O perito então prossegue fazendo uma pesquisa para elaborar a estimativa do valor de mercado, incluindo diversos dados disponíveis para tanto. Esses dados estarão localizados em cada município relacionado dentro da região geocêntrica do imóvel em questão.

O perito avaliador de imóvel rural faz a avaliação utilizando-se de vários métodos conhecidos como: Método Evolutivo, Método comparativo direto de dados de mercado, Método da capitalização da renda, e Método Involutivo. Os métodos a serem escolhidos são de acordo com a natureza dos bens a serem analisados e por isso requer um vasto conhecimento do perito avaliador.

CVI-PR avalie seu imóvel rural